Lotaçor S.A. - Serviço de Lotas dos Açores
ContatosLigações ÚteisMapa do SiteFacebook  Siga-nos no facebook Lotaçor
Contratos   Leilão On-line

Segurança Alimentar

A Lotaçor proporciona serviços que permitem a manutenção da frescura dos produtos, de alto valor nutricional, que procuram corresponder às expetativas mais exigentes, por parte dos seus clientes (compradores) e do consumidor final.

Para tanto, a Empresa reforçou o investimento na melhoria das instalações e procedimentos internos, apostando em requisitos como a formação de pessoal, acompanhamento médico dos seus trabalhadores, qualidade das águas e do gelo, higienizações, manutenções, cadeias de frio, recipientes, controlos de pragas e resíduos com vista a cumprir com, cada vez mais rigor as exigências inerentes a um sistema de segurança alimentar baseado no HACCP*.

Em 2011, a Associação Portuguesa para a Certificação (APCER), entidade externa que reconhece o trabalho desenvolvido pela Lotaçor nesta área, renovou a certificação do sistema de Segurança Alimentar implementado em sete das lotas e em um dos entrepostos de frio dos Açores.

O âmbito da certificação é a primeira venda de pescado fresco nas lotas de Ponta Delgada e de Rabo de Peixe, em São Miguel, na lota da Madalena do Pico, nas lotas da Praia da Vitória e de São Mateus, ilha Terceira, na lota da Horta, Faial, e na das Velas, em São Jorge.

No entreposto da Madalena, no Pico, o âmbito da certificação é a conservação/congelação de pescado.

No decorrer de 2013, a Lotaçor prevê concluir o processo voluntário de certificação da implementação deste sistema assente na norma de referência – Codex Alimentarius - em toda a rede de lotas e entrepostos prosseguindo, assim, a sua aposta estratégica no âmbito da Segurança Alimentar.
A garantia destes vetores – quer através dos pescadores para no mar melhorarem os meios de conservação e manuseamento do pescado, quer por via da Lotaçor na primeira venda e na congelação -, não só fortalece a relação de clientes e consumidores como contribui para a valorização da qualidade do pescado Açores no mercado global.

 

 

O reconhecimento das condições higiossanitárias exigidas pela legislação comunitária e nacional determinaram a atribuição de Número de Controlo Veterinário (NCV) a todas as lotas, após a verificação do cumprimento dos requisitos gerais aplicáveis no Regulamento (CE) n.º 852/2004, de 29 de abril, e dos requisitos específicos do Regulamento (CE) n.º 853/2004, de 29 de abril, entre outros documentos legais.
NVC atribuído a cada uma das lotas da RAA:

Lota da Horta – O 0243 01 P Lota da Praia da Vitória – O 0243 02 P
Lota de São Mateus – O 0243 03 P Lota das Velas – O 0243 04 P
Lota da Praia da Graciosa – O 0243 05 P Lota da Madalena – 1372 PP
Lota de Vila do Porto – 1373 PP Lota de Santa Cruz das Flores – 1374 PP
Lota de Vla do Corvo – 1375 PP Lota de Ponta Delgada – 1422 PP
Lota de Rabo de Peixe – 1423 PP Entreposto Frigorífico de Vila do Porto – AAF 105
Entreposto Frigorífico da Madalena – AAF 109 Entreposto Frigorífico da Horta – AAF 120
Entreposto Frigorífico das Lajes (Flores) – AAF 125  



* HACCP - Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - é um sistema de gestão de segurança alimentar. O sistema baseia-se em analisar as diversas etapas da produção de alimentos, analisando os perigos potenciais à saúde dos consumidores finais, determinando medidas preventivas para controlar esses perigos através de pontos críticos de controle. Os perigos de contaminação dos alimentos incluem perigos físicos, químicos ou microbiológicos.
© 2004 - 2018 Todos os direitos reservados
Lotaçor S.A. - Serviço de Lotas dos Açores

Lavaimagem - Soluções Digitais
HomepageIr para cimaMapa do SiteAdicionar aos Favoritos