Notícias

DIA MUNDIAL DO ATUM

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Atum. Este dia vem realçar a importância desta espécie de pescado na economia dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, bem como na alimentação humana, e sensibilizar os decisores políticos e a sociedade para a proteção e conservação desta espécie. O dia que hoje se assinala foi criado através da resolução 71/124 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 7 de dezembro de 2016.

A pesca do atum, pelo método sustentável do “salto e vara”, é de primordial importância na Região Autónoma dos Açores, não só pela importância socioeconómica, criando e preservando valor a montante e a jusante da produção, como também, na alimentação da população, constituindo uma fonte de proteína e de óleos essenciais Omega 3 e uma base para uma gastronomia rica e diversificada.

As suas origens perdem-se no tempo, mas conservam o caráter artesanal, ecológico e seletivo, tanto é que têm merecido ao longo dos últimos 30 anos, graças à sua monitorização por via do POPA (Programa de Observação das Pescas dos Açores) que, com a colaboração da LOTAÇOR, garante a certificação anual de “Dolphin Safe” e “Friend of the Sea” por prestigiadas instituições internacionais, o que permite a sua valorização, não só em fresco como na forma de conservas, e consequentemente o bom rendimento de toda a fileira do atum.

Destacamos que a Pescaria de atum dos Açores foi recentemente reconhecida mundialmente como a primeira "Neutra em Plástico" do mundo, em resultado de uma competição de recolha de lixo marinho onde foram removidas mais quantidade de plástico do oceano do que aquele que foi depositado acidentalmente. Este projeto, foi realizado em parceria pelo POPA - Programa de Observação das Pescas dos Açores, OMA - Observatório do Mar dos Açores, Federação das Pescas dos Açores, APASA – Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores e a empresa Fish4Ever.

2 de may, 2022 por Lotaçor