“Revitalização: Ação Coletiva pelo Oceano” é o mote escolhido pelas Nações Unidas para a celebração deste importante dia.
Estipulado a 8 de junho, mas com celebrações a partir do dia 7, o Dia Mundial dos Oceanos tem como intuito levar todas as pessoas a unir esforços para proteger o oceano, responsável pela vida na Terra e com papel chave no ecossistema global.
A Lotaçor tem desenvolvido estratégias com a missão de consciencializar para a importância e preservação, de modo a agir em função da sustentabilidade e vitalidade dos oceanos e de todos os ecossistemas presentes neles. A Lotaçor reconhece que é um processo moroso pela transversalidade inerente aos membros ativos nesta cadeia de valor, mas está extremamente expetante com a evolução da mentalização e das boas práticas.
A UNESCO tem a decorrer um plano com um conjunto de ações sobre os oceanos, onde se destacam:
✅Programa Oceanográfico Intergovernamental (IOC);
✅Decada dos Oceanos das Nações Unidas 2021-2030;
✅Ocean Literacy;
✅Programa de Patrimônio Cultural Subaquático;
✅Programa de DNA Ambiental;
✅ Programa de Patrimônio Mundial Marinho;
✅ Tsunami Ready Programme.
A convite do ISSA - Instituto de Segurança Social dos Açores, a Lotaçor esteve presente hoje, em Rabo de Peixe, para uma ação de sensibilização no decorrer das atividades da Semana do Ambiente e dos Oceanos. Esta iniciativa que contou com a colaboração de entidades de diversos setores de atividade, serviu para reforçar a importância da preservação dos oceanos e dos ecossistemas, reiterando-se a necessidade de ação ativa e eficaz para que se consiga aumentar a longevidade do nosso mar, o maior ativo da Região Autónoma dos Açores.