Notícias

LOTAÇOR para todos

Programa Específico de Escolarização e Formação

Com algumas ações como experiência no ensino regular, a LOTAÇOR, através do Gabinete de Sustentabilidade e Coesão, aceitou o desafio da Escola Secundária Antero de Quental e organizou, com os professores, uma “aula” para crianças com necessidades educativas especiais.

O objetivo foi criar um “ambiente interpretativo” onde as necessidades sensoriais das crianças foram tidas em conta. Para além da componente teórica em sala de aula, os alunos puderam tocar, mexer e apreciar várias espécies de peixe, de moluscos, crustáceos e algas. A aula terminou com a degustação de uma sopa de peixe, confeccionada pelos alunos e professores, com pescado oferecido pela LOTAÇOR.

A inclusão faz-se todos os dias e a lota pode ser um espaço privilegiado para compreender a diferença e possibilitar um lugar de interesse pedagógico para crianças do “Programa Específico de Escolarização e Formação”, limitadas em várias valências do seu dia-a-dia. “A lota tem de ser para todos!”, um lugar para todas as crianças, independentemente da sua condição, significa compreender e aceitar a diversidade como uma das componentes fundamentais das sociedades atuais, constituindo-se como a sua maior riqueza, profunda e comprovadamente, promotora de inovação e desenvolvimento em todas as suas dimensões, humana, científica, tecnológica, social ou cultural.

Facilitar a “integração” de alunos com necessidades educativas especiais, promover a partilha de conhecimentos e competências que ajudam a compreender melhor a realidade é um passo imprescindível na ajuda da modificação das atitudes discriminatórias e na criação de sociedades livres, cívicas, informadas e inclusivas.

5 de july por Lotaçor