Notícias

Comunicado

 

Relativamente à derrocada ocorrida, ao final do dia de ontem, dia 19 de janeiro de 2024, na zona sul do Porto das Poças, a tardoz das casas de aprestos, concelho de Santa Cruz, ilha das Flores, vem a Lotaçor comunicar o seguinte:

 

De acordo com a informação transmitida no local, as casas de aprestos não foram afetadas. 

A LOTAÇOR tem estado a acompanhar o processo, tomando as diligências necessárias para o efeito.

Foi contactada a Polícia Marítima de modo a tomar as diligências necessárias, nomeadamente o reforço da zona de interdição, bem como encetámos contacto com o Laboratório Regional de Engenharia Civil de modo a realizar uma vistoria ao local.

 

De realçar que a casa de apresto mais próxima da derrocada, encontra-se desocupada, considerando as diligências levadas a cabo pela Lotaçor, no decurso no ano transato, com vista à efetivação da respetiva desocupação, tomando como prioridade a proteção de pessoas e bens, tendo o armador sido reacomodado noutra casa de apresto.

 

Sobre o local onde se verificou a derrocada, encontra-se a decorrer, desde dezembro de 2023, o procedimento de concurso público para a “EMPREITADA DE REABILITAÇÃO DAS CASAS DE APRESTOS DO PORTO DAS POÇAS”, cujos trabalhos se pretendem ver iniciados no mais curto espaço de tempo possível, sendo que a intervenção projetada irá ser agora devidamente redimensionada e articulada com todas as entidades competentes.

Efetivamente, as Casas de Aprestos do Porto das Poças encontram-se localizadas na principal infraestrutura portuária de apoio às pescas de Santa Cruz das Flores. Em concreto, encontram-se localizadas na zona do terrapleno principal do Porto das Poças, contabilizando 7 casas de aprestos e Instalações Sanitárias de apoio aos utilizadores.

Acontece que, durante os últimos meses, assistiu-se a uma evolução da degradação da zona sobranceira às casas de aprestos (tardoz), bem como no muro de suporte sul que confronta com o mar, colocando em causa a segurança do edifício, pelo que, com a empreitada em causa, com um preço base de 250.000€ e um prazo de execução de 150 dias, pretende-se levar a cabo uma intervenção de reparação dessas casas de aprestos, aumentando a segurança dos trabalhos realizados no seu interior, nomeadamente a preparação das artes de pesca, criando também melhores condições de trabalho aos profissionais da pesca.

 

Ao mesmo tempo, a Lotaçor lançou concurso público para a “Empreitada de reforço da estrutura metálica da cobertura do edifício da Lota de Santa Cruz das Flores”.

De facto, a Lota de Santa Cruz das Flores é o único local onde se realiza a 1º venda de pescado fresco, estando equipada com sistema de leilão automático, câmara de conservação de refrigerados e um sistema de produção de gelo. Para além da instalação da Lota, encontra-se igualmente no edifício a sede da Associação de Pescadores e Armadores da Ilha das Flores e zona de apoio para a expedição de pescado fresco.

Considerando o estado do imóvel e a necessidade de proceder a uma intervenção na cobertura que apresenta sinais de cedência, foi necessário realizar um projeto de execução com base no estudo e nota técnica elaborada pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil.

Pretende-se com a intervenção o reforço da estrutura da cobertura e melhoria de condições do interior da Lota, visando desta forma, o aumento das condições de receção, armazenamento e expedição do pescado transacionado, o que levará a um subsequente ao aumento do seu valor.

O preço base deste concurso público é de 200.000€, com um prazo de execução da empreitada de 150 dias.

 

Relativamente à derrocada ocorrida na zona sul do Porto das Poças, encontrando-se a Lotaçor a acompanhar a situação, será efetuado novo ponto de atualização logo que tal se justifique.

20 de january por Lotaçor